1990|1999
A década começou com apenas uma novidade: a MTV Brasil, em 1990. E o primeiro "grande grupo" da década foram os mineirosJota Quest e
Em 1994, surgiu em Recife o movimento Mangue beat, liderados por Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. O movimento misturava percussão nordestina a guitarras pesadas, conquistando a crítica.
Chico Science e Estação Zumbi.
Mundo Novo: Entre 94 e 95 surgiram dois grupos bem-sucedidos pelo humor:
os brasilienses Raimundos (94), com o ritmo forrocore" (forró+hardcoe)
e os guarulhenses Mamonas Assassinas (95), parodiando do heavy metal ao sertanejo, que chegaram a fazer 3 shows por dia e venderam 2,6 milhão de cópias.
Alguns rappers tiveram ligação íntima com o rock,
como Gabriel o Pensador,
o Planet Hemp e
o Pavilhão 9.
O Sepultura, banda dos anos 80, teve um crescimento de popularidade nos anos 90, culminando no álbum Roots, que fez da banda uma das principais do heavy metal mundial na época e lhes rendeu razoável exposição no mainstream. Pouco tempo depois, Max Cavalera, membro fundador e frontman, saiu da banda, dando lugar a Derrick Green.
Seguindo o caminho do Sepultura, o Angra também gravou músicas em inglês, misturando power metal com ritmos tipicamente brasileiros. A banda alcançou sucesso na cena heavy metal brasileira e reconhecimento mundial, sendo muito bem recebidos na França e, principalmente, Japão.
Outros destaques são O Rappa, também reggae/rock;
Charlie Brown Jr., um "skate punk" com vocais rap;
Cássia Eller, com um repertório de Cazuza e Renato Russo;
e Los Hermanos, que surgiram com "Anna Júlia", canção pop que não combinava com a imagem intelectual da banda.
Outro fato da década é que todas as bandas do "quarteto sagrado" (exceto a Legião) tiveram de se reinventar para reconquistar audiência:
os Paralamas, depois de uma fase experimental, voltaram às paradas com Vamo Batê Lata (95); o Barão Vermelho, com o semi-eletrônico Puro Êxtase(98); e os Titãs, com seu Acústico MTV (97).
Depois de um tempinho, surgiram Wilson Sideral
e Flávio Landau (ambos irmãos de Rogério Flausino vocalista do Jota Quest); Wilson Sideral emplacou nas rádios brasileiras o seu primeiro sucesso que foi a faixa "Não pode parar", e depois de um tempo foi "Zero a zero".
O Rock brasileiro sempre foi e ainda é representado por uma galera dos quatro cantos do país, invadem no bom sentido, o começo do novo século, com muita mistura musical e estilos diferentes, e alguns até retrô na música e na maneira de se vestir.
Essa conversa teremos na próxima matéria: Século XXI e a Música. Espero que tenham gostado e se esqueci de alguma banda é só enviar um email que a gente conserta o ato falho.ok
By: Paula Hernandes
0 comments:
Postar um comentário
Sua opinião é realmente muito importante para o Blog Revista Girls