SEXO E SEXUALIDADE
Quando falamos de sexo ou sexualidade utilizamos essas palavras como se tivessem o mesmo significado, mas, talvez, já tenha chegado o momento de estabelecer a diferença entre estes termos.
Sexo
• Condição orgânica que distingue o macho da fêmea nos organismos heterogaméticos.
• Sexo feminino e sexo masculino.
• Conjunto dos órgãos sexuais masculinos ou femininos e, de modo especial, os órgãos externos.
Sexualidade
• É um elemento básico da personalidade, um modo próprio de ser, de se manifestar, de se comunicar com os outros, de sentir, expressar e viver o amor humano.
• A sexualidade humana é especificamente distinta da sexualidade animal. A sexualidade não se identifica com a genitalidade.
• A sexualidade invade tudo: a psicologia, as relações humanas, nossa personalidade, o modo de entender-se e de entender a realidade. Uma reflexão sobre a sexualidade somente pode ser elaborada a partir de uma concepção integral da pessoa, perguntar pelo sexo é perguntar pelo homem. Toda atividade, toda conduta, todo sentimento e emoção estão impregnados pela sexualidade.
Sexo: Está mais ligado as características biológicas e anatômicas que nos identificam como pertencentes ao sexo masculino e ao feminino. Também é muito usado para se referir ao ato sexual com penetração: “fazer sexo”.
Sexualidade: Está diretamente ligada a atitude da pessoa nessa relação, o seu comportamento, desejos, fantasias… essas são manifestações da sexualidade. Por aí, você já podem ter uma idéia da grandeza que é o universo da sexualidade: ela não está restrita ao ato sexual. A sexualidade está presente e pode ser expressa através dos nossos gestos, pensamentos, palavras, atos de afeto e carinho, a forma como nos relacionamos com o outro, a descoberta do corpo e do prazer que ele proporciona… isso sim é a sexualidade!
Em geral, quando se ama alguém, sexo e sexualidade se completam e se misturam tão rápido, a ponto dos envolvidos na relação, claro, não se preocupam se estão no momento sexo ou no momento sexualidade. Apenas se amam.
sexo e sexualidade entre pessoas com limitações físicas
Nossa coluna sobre sexualidade já começa "bombando" e já falando de diferenças entre Sexo e Sexualidade e as relações entre pessoas com limitação física.
A sexualidade para deficientes físicos. É gente, os jovens pesquisados e que possuem algum tipo de limitação física, foram unânimes em dizer:
" ...O nosso órgão sexual é a nossa mente..." Não importa qual é a condição física da pessoa, é na mente que boa parte da nossa sexualidade se manifesta. A imaginação, quando estimulada pelo contato com algum tipo de conteúdo sexual, ativa o desejo sexual fazendo com que o corpo responda a esses estímulos através de ereção peniana, no caso dos homens ou por meio da lubrificação, nas mulheres.
Dependendo da dimensão do trauma sofrido, nos casos em que as sequelas dificultam o caminho entre desejo, excitação e orgasmo, os estímulos sexuais não são suficientes para ativar o desejo sexual.
"Novas maneiras de estimular o corpo são necessárias para buscar respostas mais adequadas e satisfatórias. Na atividade sexual todo o corpo pode estar envolvido e não só os órgãos sexuais.
No caso das mulheres, dependendo do estado geral de saúde, a gravidez é possível, desde que acompanhada a partir do seu início, de preferência, por equipe multiprofissional.
Alguns cadeirantes sexualmente ativo, constituem família e são plenamente felizes. Sem contar com as mais diversas profissões, que eles com limitações físicas, exercem .
Modelo
Cadeirante de Corrida
Corredor
Nadador
Claro que, existem vários esportes e mil possibilidades não somente as que foram retratadas aqui.
Para algumas pessoas, as possibilidades existem, estão, às vezes, bem a frente e estamos tão cegos, por algum motivo, que não conseguimos entender o que se passa a nossa volta, então, temos que admirar o admirável, mas temos que ter em mente que podemos ser admiráveis também!
No próximo post as diferenças entre sexo e sexualidade.