Poderes da Soja

Posted by Grupo Web de Comunicação on 19:53 with No comments
Iniciamos a primeira década do século XXI com uma maior atenção aos alimentos funcionais, a soja, por exemplo, fornece nutrientes ao organismo e trás benefícios para a saúde. Pertence à família das leguminosas secas, como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.

A soja, destaca-se por ser rica em proteínas lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Contém uma classe de fito-hormônios chamada de isoflavonas que tem ação na prevenção de doenças crônicas degenerativas.
Países como o Japão, Estados Unidos, China, Europa e Brasil, comprovam os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas, conforme inúmeras pesquisas realizadas.
Outra comparação que as pesquisas trouxeram diz respeito a mulheres, pois a isoflavonas contidas na soja equilibra os hormônios. 
Apresentamos, a seguir, a informação nutricional do grão de soja, com as porcentagens de adequação (valor diário) dos principais nutrientes:

A soja auxilia no combate de doenças do coração, alivia os sintomas da osteoporose e no tratamento de alguns tipos de câncer. Os alimentos que são enriquecidos com soja podem ser consumidos, porque não têm contra indicação e faz muito bem para a saúde das pessoas. Não é porque os alimentos que contém soja possuem um gosto diferente que devemos excluí-los da nossa alimentação.
Na cozinha...Os componentes da soja são capazes de alimentar e proporcionar inúmeros benefícios para a nossa saúde. Diversos pratos podem ser preparados com o grão da soja como ingrediente principal e, assim modificando o sabor e proporcionando um paladar mais apurado.Em boa parte dos alimentos que consumimos a soja está presente, contribuindo para a boa saúde do nosso corpo. Inúmeros alimentos são misturados soja na sua composição, exemplos disso, é o iogurte de soja, suco de soja, carne, queijo de soja, leite, farinha, biscoitos, chocolates de soja entre outros alimentos enriquecidos com esse ingrediente. A soja é rica em fibras e proteínas. O óleo de soja é considerado bom, porque é rico em Ômega-3. 

É recomendada a ingestão de 25g por dia de proteína de soja, o equivalente a 60g de grãos de soja, para que haja o controle do colesterol e triglicérides, reduzindo assim os riscos de enfarto, trombose, aterosclerose e acidentes vasculares cerebrais.


By Bel Peixe
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