Como Evitar Estrias e Celulites?

Posted by Grupo Web de Comunicação on 23:14 with No comments

Vamo falar um pouco sobre estrias, celulites e dar algumas dicas de beleza para o seu day-by-day.

ESTRIAS
As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.

Como evitar?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.

De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos oito copos grandes de água por dia aproximadamente 2 litros e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. 
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. 

Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Tratamento
As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor.

05 Dicas para evitar estrias
1- Fique de olho em seu peso, para não haver grandes variações.
2- Evite roupas muito apertadas, que dificultem a circulação.

3- Pratique atividades físicas.

4- Siga uma dieta saudável e balanceada.

5- Mantenha a pele sempre hidratada (o corpo todo).

CELULITE
DESVENDANDO: É reconhecida com facilidade. É crônica e não tem cura. É uma afecção benigna. Ocorre em mulheres magras e gordas. É uma das patologias mais comuns no sexo feminino. Afeta 95% das mulheres, comprometendo coxas e nádegas. 

Alguns estudos da anatomia e patológicos, chamados de anato-patológicos realizados no local com CELULITE constataram o seguinte:

Pele de Laranja:
Corresponde aos poros foliculares pilosos cercados por zonas edematizadas. Essa zona deprimida é a pele normal ( covinhas), zona elevada que está alterada. (como na figura acima).

Pele acolchoada (capitonné)
Celulite (Grau 2)
A superfície está " coberta" por " covinhas" cercadas por zonas elevadas, apresentando um aspecto de lóbulos ou cordões de consistência suave.
A celulite é classificada por graus, que vão de 1 a 4 - Quando tratada no início dos sinais, poderá responder muito bem ao tratamento.

GRAUS DA CELULITE
Grau 1: Discreta deformidade na área afetada quando submetida à pressão. Não há alterações circulatórias.
Grau 2: Compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, aumentando o volume celular e acumulando toxinas. As alterações na pele já sejam visíveis e palpáveis, sem dor.
Grau 3: Aparecimento de nódulos subcutâneos, visíveis na superfície da pele (pele em casca de laranja). Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. Pode ser dolorosa quando apertada. 
Grau 4: O tecido fica endurecido e doloroso e, a circulação sangüínea já está bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade.


TRATAMENTO
Celulite não tem tratamento total e definitivo, inicialmente, deve-se fazer uma avaliação clínica detalhada, para se poder optar pelo método, para amenizá-la,  mais adequado:

Mesoterapia
Procedimento médico pelo qual é injetado se injeta um fármaco (substância em pequenas doses, com agulhas muito curtas, nos locais onde se deseja tratar. 

Drenagem Linfática
 É uma massagem leve e estimuladora dos vasos linfáticos, provocando a desintoxicação.
A drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos (endermologia, dermotonia). 

Subincisão
É um método cirúrgico sob anestesia local, realizado com o auxílio de uma agulha especial.

Ultra-som
São vibrações sonoras que ajudam a eliminar a gordura. laser: específico para tratamento de celulite.

Eletroporação
Tratamento não-injetável, que permite a penetração de medicação em camadas profundas da pele, sem dor, e com excelentes resultados.

RECOMENDAÇÕES 

* Tomar líquidos (água, sucos,) - ajudam no tratamento da celulite;
* Cremes para celulite melhoram em até 10%, mas devem ser aplicados diariamente;
* A celulite não melhora em camas ginásticas passivas;
* Refrigerante diet não causa celulite;
* A lipoaspiração não elimina a celulite;
* A dieta balanceada é fundamental para se obter um bom resultado

CURIOSIDADES 
* Temperatura corporal é mais fria onde há celulite;
* Com a gravidez, há uma piora da celulite;
* A celulite piora antes da menstruação;
* A celulite grau III e IV é dolorida;
* Roupa Apertada - Não provoca celulite. Quando existe celulite, a roupa apertada comprime os vasos, prejudicando a circulação na região e piorando a celulite.
* Não confundir celulite com gordura localizada. As duas alteram o visual do corpo na barriga, culotes, abdome, nádegas e parte interna do joelho. Com diz o nome, gordura localizada , pois é um aumento do tecido adiposo e a celulite é uma alteração crônica no funcionamento das células de gorduras, envolvendo outros mecanismos supracitados.
* Existem determinados exercícios que ajudam a melhorar a celulite, enquanto a falta de exercícios não responde bem ao tratamento.

Espero que tenham gostado! Dicas, sugestões, críticas, elogios, escreva seu comentário. ok

By Bel Peixe

Reações: